Continuamos mais um capitulo do
Tour de France, a serie sobre a equipe AGS. Hoje falando sobre a temporada de 1987, onde pouco mudou...
|
Mudou?... NÃO! |
Em 1987, foi feito um esforço grande, porem a equipe ainda era a mesma coisa. O carro era o JH22, o mesmo carro de 1986, porem com um motor aspirado Cosworth DFZ. O piloto era o novato Pascal Fabre, que havia pilotado muito com os Formula 2 e Formula 3000 da AGS, ele tinha a confiança da equipe, e conseguia terminara as corridas (o que era ótimo para um carro de 1983 disputando a temporada de 1987), tanto que terminou nove das catorze etapas que disputou pela equipe, mas nunca disputando pontos, sendo que a melhor posição dele com a AGS foi dois nonos lugares na França e na Inglaterra, sendo que não se qualificou para três das etapas. Isso não era suficiente para a equipe, e Fabre saiu da equipe, dessa vez para não voltar.
|
Pascal Fabre se arrastando com a AGS em Monaco. |
Quem trouxeram apara correr na equipe, foi lá o ''guerreiro'' Roberto Moreno (que não pilotava na Formula 1 desde 1982). Com Moreno a equipe foi para frente e conseguiu marcar seu primeiro ponto, em Adelaide. Porém, ali era fim de temporada. E Moreno, o responsável pelo primeiro ponto da AGS foi chutado da equipe... e foi substituído por outro piloto com mais patrocinadores. E Moreno (como qualquer um que estivesse no lugar dele) não gostou disso, mas não restou muita coisa, e Moreno se foi para a Formula 3000, onde foi campeão em 1988.
|
Moreno conseguiu tirar água de pedra da AGS e fazer o primeiro ponto da equipe... |
A AGS até que se deu bem na temporada de 1987, conseguiu ficar no páreo da Ligier (mais bem financiada que a AGS, porém em 1987 foi o começo da queda da equipe) e da March (que retornou com sua equipe, que não corria desde a temporada de 1982).
|
...porém, isso não evitou que fosse chutado da equipe, mas foi melhor para ele, que se boleou para a Formula 3000 e foi campeão da categoria. |
Em 1988, finalmente alguma coisa mudaria na AGS, mas isso só sera discutido no próximo post...
E continua o Tour de France...