sábado, 7 de julho de 2012

Boa Iniciativa

Hoje, entrei no Facebook e acabei por saber, via Marcelo Giacomello, que a Formula 1.6 abrira espaço para os velhos F-SP originais disputarem na categoria.

Formula São Paulo, alguns desde 2009, sem correr
Essa, na minha opinião, é uma ótima ideia, pois alguns Formula São Paulo estão perdidos, sem categoria desde 2009. E agora, a F-1.6 abre esse espaço para estes potentes carros. Para quem não sabe o que é a Formula São Paulo e quem são estes carros, contarei agora:

Henrique Lambert acelerando seu Techspeed em Interlagos.
A Formula São Paulo foi criada em 1999, como uma categoria para substituir a Formula Ford (ela sempre), porem, usava um kit de motor diferente. Um motor Volkswagen AP 1.8 preparado, que rendia 132cv, com um cambio Hewland Mk.9, sequencial de 5 marchas. Foi uma categoria, que no começo, fez muito sucesso, tendo a Techspeed fabricado entre 2000 e 2001, um carro próprio para a categoria, equipado com sistemas eletrônicos de aquisição de dados (AIM, Alfano ou PI) entre outros, porem, em 2002 a Techspeed parou de fabricar estes carros. Nos grids, haviam carros como JQ Reynard e Techspeed. Porém, depois de alguns anos, a categoria decaiu de um grid relativamente grande (15 carros) de outrora para míseros 8 carros no seu fim. Após o fracassado projeto da Super Formula 2.0 dar errado e afundar, levou junto a já em estado terminal Formula São Paulo, em 2009. Seus problemas eram o alto custo por corrida, que superava R$8.000 por corrida. Porem, a categoria teve um renascimento curto em outras paragens...

Formula BKR, o renascimento da categoria no Espirito Santo
Em 2010, Geraldo Backer, o ''Bata'', trouxe 8 monopostos Techspeed da Formula São Paulo e preparou mais um JQ Reynard, que já estava por lá com o motor AP e o cambio Hewland, e criou a Formula BKR. Já existia uma Formula BKR antes, mas era com carros de turismo e protótipos, tudo junto, já era uma categoria conhecida por aquelas paragens, sendo até televisionada. Porém, quando chegou os Formulas, a categoria se tornou uma categoria ''master'' no automobilismo capixaba, era pequena, porem disputada. Porem, só tinha corridas no pequeno Autódromo Mestre Alvaro (hoje Autódromo Geraldo Backer), em Serra-ES. A categoria aguentou três anos, tendo poucas etapas e os mesmos pilotos. Porem, o sonho acabou no inicio de 2012, quando houve o acidente que tirou a vida do criador da categoria Geraldo ''Bata'' Backer, correndo por um teste com um Techspeed de F-Ford, preparado pelo próprio Bata, ele teve um mal-súbito e bateu seco no muro. Ai, a categoria acabou e os carros foram vendidos.

Michel Duarte já tem um Formula preparado e já é certo para correr com o 1.8.
E hoje, estes carros estarão correndo na Formula 1.6. Isso é ótimo, pois estes carros correndo por estes rincões é melhor para a categoria, que ganha mais receptividade, melhor para os pilotos, que tem mais uma alternativa para correr em categorias de Formula, e melhor para os carros, que não ficaram mais órfãos de categoria, parados em garagens.
Mas, como isso vai funcionar?
Os carros correrão junto com os Cat.A e os Cat. Light, porem serão equiparados no regulamento e terão pontuação própria (como a Light ou a A), sera mais uma categoria da categoria. O que é uma boa. Torço para que de certo.
Nas próximas etapas, os F-1.8 (como estão sendo chamados) correrão em âmbito de testes, sem marcar pontos. É provável que ano que vem, estes carros já estejam correndo oficialmente. Para quem ficou interessado, há informações no site da categoria, que está aqui.





Um comentário:

  1. Realmente, é uma excelente idéia............apesar de bem diferente, me lembra a iniciativa da F-1 de levar carros de equipes maiores, geralmente de outras temporadas para equipes menores, na temporada atual......

    ResponderExcluir