quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Coloni (Parte 2)

Parte 1: aqui

O destino da Coloni parecia melhorar (sempre só parece),quando a Subaru se interessou em seguir os passos da Honda e Yamaha (ja escrevi o que aconteceu,neste post),a Subaru contratou a Motori Moderni,do Carlo Chiti para desenvolver o motor deles,o Subaru-Motori Moderni 1235 flat-12 (12 cilindros boxer,60 valvulas),originalmente a Subaru iria fornecer para a Minardi,mas após alguns testes,a Minardi recusou,mas a Coloni aceitou.
O teste da Minardi-Subaru M189,com Pierluigi Martini nos comandos.
A Subaru comprou 50% da Coloni,com esta entrada,ficou mais facil para Enzo Coloni pagar suas dividas e melhorar sua equipe de Formula 1.Mas o problema era o motor,o Subaru flat-12 era irrisorio,pesado (154kg) e fraco (500hp,enquanto o normal era 700hp),e com o carro da Coloni,nem imaginavam o que sobraria para Bertrand Gachot,o piloto da Coloni.
O carro era o Coloni C3B,era um projeto totalmente novo para adaptar o motor,mas tinha tambem alguns problemas,o conjunto motor-cambio-eletronica era pesado,o que deu mais 300kg a o carro,estava feita a m****.
Este era o Coloni-Subaru C3B (perceba as entradas de ar do motor na lateral)
O pior é que na temporada de 1990,teriam 36 carros para 26 vagas no grid,as pre-qualificações seriam fantasticas,com presença da AGS,EuroBrun,Life,Lola Larrousse e a Coloni.
Mas em Phoenix,o carro ja estava pronto,o shakedown do carro foi feito em um estacionamento de um Supermercado,mas a droga que eles fizeram só foi vista na pré-qualificação,o carro era pesado demais,ficou dificil para Bertrand Gachot segurar o carro,e ele não conseguiu segurar (e nem conseguiria).
No Brasil,o jumbo da Coloni ficou 8 segundos atras da EuroBrun do Roberto Moreno,somente a frente da EuroBrun do Claudio Langes e da Life do Gary Brabham.Em San Marino ficaram 5 segundos atras do mesmo Roberto Moreno,da mesma EuroBrun.Ai começou uma crise na Coloni,e Enzo Coloni sai da direção da equipe em Monaco.
No Brasil,ficou a 8 segundos do Roberto Moreno
 Mas Enzo Coloni não era o unico culpado do fracasso, a Coloni continuou exibindo resultados pifios,tanto, que após o GP da Inglaterra,a Subaru saiu da Coloni (mas tambem,nunca mais voltou para a Formula 1,nem a Motori Moderni,que tinha desenvolvido os motores),Enzo Coloni voltou a os comandos da equipe,e pegou o carro de 1989,deu uma guaribada,colocou o mesmo motor antigo (Ford Cosworth DFR) e se deu o Coloni C3C.Mas nada melhorou,eles não se qualificaram para nehuma corrida na temporada de 1990.
Coloni-Ford C3C,só o carro de 1989 pintado de amarelo.
1991,a equipe estava pior,só contava com 6 pessoas em seu ''staff'',continou com o velho carro de 1989,com algumas modificações feitas pelos alunos da Universidade de Perugia,na Italia.
Enzo Coloni esperou contratar Andrea De Cesaris,que era patrocinado pela Marlboro,mas ele (por sorte) foi contratado pela Jordan,ai não sobrou muitas opções e ele contratou o lusitano Pedro Chaves ,que era patrocinado pelos Vinhos Mateus.Chaves,sendo não muito experiente nos circuitos,e com um carro fragil como a Coloni C4,o resultado seria muito ruim,ele conseguia acompanhar as Modenas e as Fondmetal,mas nunca passava da pré-qualificação.Mas em Estoril,foi o fim para Chaves,o unico motor que a Coloni tinha ainda explodiu nos treinos antes da pré-qualificação.Ai,
era melhor Chaves sair da Coloni e ir para outra categoria.E foi isso que ele fez.
Pedro Matos Chaves,o ultimo piloto luso da Formula 1
Ai,para as duas ultimas corridas,Enzo Coloni contratou o japones Naoki Hittori,que conseguiu varios patrocinios,mas tambem não conseguiu passar das Pré-qualificações em Suzuka e Adelaide.
A Coloni-Ford C4,com Naoki Hittori a so comandos.
No GP da Espanha,Enzo Coloni ja havia revelado a imprensa que havia vendido para a equipe para o estilista Andrea Sasseti,que criou a mitica Andrea Moda.O que aconteceu com a Andrea Moda,se leram meu antigo blog,ja devem saber,mas se não,o link é aqui .
Bom,aqui termina a historia da Coloni,mas havera outras equipes que falarei adiante,mas isso sera uma surpresa (ate para mim).


Paginas:Formula Total,Wikipedia (inglês).

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Coloni (Parte 1)

Eu ja tinha falado da Andrea Moda no outro blog,mas para quem quer saber o que foi,o link esta aqui (tambem ficou o da Forti-Corse,mas se quiserem ler,esta ai).Mas hoje,falaremos sobre a equipe que antecedeu a Moda,a mitica Coloni.

A Coloni foi criada por Enzo Coloni em 1982,fez muito sucesso na Formula 3 Italiana,Europeia, Masters of Formula 3 e foi rasoavelmente bem na Formula 3000 Internacional.Mas em 1987,eles tiveram a ideia de criar uma equipe de Formula 1.
O carro era o Coloni FC187,projetado pelo antigo engenheiro da Dallara,Roberto Ori,e equipado com o motor Ford Cosworth DFZ,mas ja no primeiro GP,o da Italia,em Monza,ja dava para ver que nada daria muito certo para a Coloni.Eles não fizeram shake-down e queriam correr do mesmo jeito.Quem teve a missão de pilotar a Coloni foi Nicola Larini,obviamente,o carro não se classificou,ficou 12 segundos atras do Brabham de Ricardo Patrese (que era o ultimo colocado) e somente a frente de Pascal Fabre,com a AGS.

A Coloni-Ford FC187,do Nicola Larini,em 1987.
Ai veio o GP da Espanha,em Jerez de La Frontera.A Coloni se classificou na frente das Osellas,mas não durou muito,somente 7 voltas e a suspensão se foi.Após Jerez,a Coloni saiu da temporada 1987 e se concentrou na temporada 1988.
Poucas coisas mudaram para a tempoarda 88,como piloto,sai Nicola Larini e entra seu compatriota Gabriele Tarquini,nem o carro mudou muito,somente a nomeclatura mudou,foi de Coloni FC187 para Coloni FC188,mas manteve o motor Ford Cosworth DFZ,mas foi o melhor momento da equipe,o apice disso foi o GP do Canada,onde a Coloni de Gabriele Tarquini se qualificou em 5º e terminou a corrida em 8º lugar,foi o melhor resultado da equipe na Formula 1.
Gabriele Tarquini e sua Coloni-Ford FC188
Mas,como eu escrevo sobre equipes que não deram muito certo,não sera diferente na Coloni,não passavam mais das Pre-Qualificações,alem do carro ter varios problemas mecanicos durante as corridas.Após o GP do Canada,Tarquini não conseguiu somente correr em mais três GP´s,conseguindo ter como melhor resultado pós-Canada,um 11ºlugar no GP de Portugal,em Estoril.E este foi o melhor ano da Coloni.
Mas as coisas pareciam melhorar nos Paddocks da Coloni,eles tinham conseguido patrocinios e um bom trio de engenheiros:Christian Vanderpleyn,Michel Costa e Frederic Dhainault,e conseguiu finalmente dois carros,pilotados por Pierre-Henri Raphanel e o mito Roberto Moreno.Pelo GP do Canada de 1988,que a Coloni de Gabriele Tarquini ficou em 8º,um dos carros da Coloni sairia livre das pre-qualificações,no caso,Roberto Moreno se livrou da penosa pré-qualificação,mas Raphanel iria acordar 7:00 para fazer uma pré-qualificação.
O carro do começo de 1989 era um Coloni FC188B,somente o carro de 1987 com poucas modificações.
Mas os problemas não acabaram,o carro de 1989 era o Coloni FC188B,nada mais que um Coloni FC187 com modificações,isso fazia ser o carro mais lento do grid,20km/h mais lento que qualquer carro do grid.Isso deu que nenhum dos dois carros da Coloni se qualificou para nenhuma das primeiras corridas ate Monaco.
Como vocês sabem,Monaco é um circuito muito bom para pequenas equipes,por causa da velocidade,mas o que a Coloni fez foi um milagre,os dois carros se qualificaram para o grid,Roberto Moreno em 25º e Pierre-Henri Raphanel em 18º,mas como nesse tipo de equipe,nada da muito certo,a caixa do Rapahnel se foi na volta 19,na volta 44,acontece o mesmo com Moreno.Após este Gp,nada de Coloni no grid,ate...
Mas no GP do Canada,veio a Coloni C3,mas...
...o GP do Canada,a equipe de engenheiros que eles tinham contratados no inicio do ano deram no tranco e fizeram o Coloni C3,que era obviamente melhor que o velho Coloni FC188B,com nova pintura (cá entra nós,mais bonita que a antiga),ate o motor mudou (Ford Cosworth DFR),e com este carro,ele foi para o GP do Canada,e conseguiu se classificar,mas na volta 57,a roda do Moreno se foi.O frances-argelino Pierre-Henri Raphanel nem chegou a se classificar.Do GP da Italia ate o fim da temporada,saiu Pierre-Henri Raphanel e entrou o italiano Enrico Bertaggia,mas após o GP do Canada,somente Roberto Moreno conseguiu se classificar para o GP da Inglaterra e para o GP de Portugal.
...não diferenciou muita coisa em qualidade.Ai vemos o Roberto Moreno procurando a roda da Coloni.
Ja em Portugal,a Coloni contratou Gary Anderson,que criou um bico novo para a Coloni,que era relativamente eficiente,melhorou os varios problemas do carro e ajudou Roberto Moreno a se classificar para o GP em Estoril no 15ºlugar,mas como as coisas nunca dão muito certo para a Coloni,e na Volta de apresentação,a Coloni de Moreno bate na Arrows de Eddie Cheever e tiveram que pegar o carro reserva.A corrida acabou para Moreno por um problema eletrico na volta 11.
O Roberto Moreno fazendo um ''Flying High'' com a Coloni.
 Foi um ''belo'' de um final de temporada para a Coloni,mas sempre tem como ficar pior,isso sera provado na proxima (e ultima) postagem sobre a Coloni.





Paginas:Formula Total ,Wikipedia .

É,tive que fazer outro blog...

É,camaradas,tive que fazer outro blog,O Racing Team original teve alguns problemas,e não consegui mais o acessar.Mas quem quer saber o que escrevi antes, o link do blog é aqui .

Ja que vamos começar de novo,vamos começar de novo,sem o Victor Delasanta,nem o Felipe Cavalheiro,somente eu (como vem a algum tempo).
Ja que vai,tem foto:
O mito Moreno na Ferrari.