quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Coloni (Parte 2)

Parte 1: aqui

O destino da Coloni parecia melhorar (sempre só parece),quando a Subaru se interessou em seguir os passos da Honda e Yamaha (ja escrevi o que aconteceu,neste post),a Subaru contratou a Motori Moderni,do Carlo Chiti para desenvolver o motor deles,o Subaru-Motori Moderni 1235 flat-12 (12 cilindros boxer,60 valvulas),originalmente a Subaru iria fornecer para a Minardi,mas após alguns testes,a Minardi recusou,mas a Coloni aceitou.
O teste da Minardi-Subaru M189,com Pierluigi Martini nos comandos.
A Subaru comprou 50% da Coloni,com esta entrada,ficou mais facil para Enzo Coloni pagar suas dividas e melhorar sua equipe de Formula 1.Mas o problema era o motor,o Subaru flat-12 era irrisorio,pesado (154kg) e fraco (500hp,enquanto o normal era 700hp),e com o carro da Coloni,nem imaginavam o que sobraria para Bertrand Gachot,o piloto da Coloni.
O carro era o Coloni C3B,era um projeto totalmente novo para adaptar o motor,mas tinha tambem alguns problemas,o conjunto motor-cambio-eletronica era pesado,o que deu mais 300kg a o carro,estava feita a m****.
Este era o Coloni-Subaru C3B (perceba as entradas de ar do motor na lateral)
O pior é que na temporada de 1990,teriam 36 carros para 26 vagas no grid,as pre-qualificações seriam fantasticas,com presença da AGS,EuroBrun,Life,Lola Larrousse e a Coloni.
Mas em Phoenix,o carro ja estava pronto,o shakedown do carro foi feito em um estacionamento de um Supermercado,mas a droga que eles fizeram só foi vista na pré-qualificação,o carro era pesado demais,ficou dificil para Bertrand Gachot segurar o carro,e ele não conseguiu segurar (e nem conseguiria).
No Brasil,o jumbo da Coloni ficou 8 segundos atras da EuroBrun do Roberto Moreno,somente a frente da EuroBrun do Claudio Langes e da Life do Gary Brabham.Em San Marino ficaram 5 segundos atras do mesmo Roberto Moreno,da mesma EuroBrun.Ai começou uma crise na Coloni,e Enzo Coloni sai da direção da equipe em Monaco.
No Brasil,ficou a 8 segundos do Roberto Moreno
 Mas Enzo Coloni não era o unico culpado do fracasso, a Coloni continuou exibindo resultados pifios,tanto, que após o GP da Inglaterra,a Subaru saiu da Coloni (mas tambem,nunca mais voltou para a Formula 1,nem a Motori Moderni,que tinha desenvolvido os motores),Enzo Coloni voltou a os comandos da equipe,e pegou o carro de 1989,deu uma guaribada,colocou o mesmo motor antigo (Ford Cosworth DFR) e se deu o Coloni C3C.Mas nada melhorou,eles não se qualificaram para nehuma corrida na temporada de 1990.
Coloni-Ford C3C,só o carro de 1989 pintado de amarelo.
1991,a equipe estava pior,só contava com 6 pessoas em seu ''staff'',continou com o velho carro de 1989,com algumas modificações feitas pelos alunos da Universidade de Perugia,na Italia.
Enzo Coloni esperou contratar Andrea De Cesaris,que era patrocinado pela Marlboro,mas ele (por sorte) foi contratado pela Jordan,ai não sobrou muitas opções e ele contratou o lusitano Pedro Chaves ,que era patrocinado pelos Vinhos Mateus.Chaves,sendo não muito experiente nos circuitos,e com um carro fragil como a Coloni C4,o resultado seria muito ruim,ele conseguia acompanhar as Modenas e as Fondmetal,mas nunca passava da pré-qualificação.Mas em Estoril,foi o fim para Chaves,o unico motor que a Coloni tinha ainda explodiu nos treinos antes da pré-qualificação.Ai,
era melhor Chaves sair da Coloni e ir para outra categoria.E foi isso que ele fez.
Pedro Matos Chaves,o ultimo piloto luso da Formula 1
Ai,para as duas ultimas corridas,Enzo Coloni contratou o japones Naoki Hittori,que conseguiu varios patrocinios,mas tambem não conseguiu passar das Pré-qualificações em Suzuka e Adelaide.
A Coloni-Ford C4,com Naoki Hittori a so comandos.
No GP da Espanha,Enzo Coloni ja havia revelado a imprensa que havia vendido para a equipe para o estilista Andrea Sasseti,que criou a mitica Andrea Moda.O que aconteceu com a Andrea Moda,se leram meu antigo blog,ja devem saber,mas se não,o link é aqui .
Bom,aqui termina a historia da Coloni,mas havera outras equipes que falarei adiante,mas isso sera uma surpresa (ate para mim).


Paginas:Formula Total,Wikipedia (inglês).

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