segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Coloni (Parte 1)

Eu ja tinha falado da Andrea Moda no outro blog,mas para quem quer saber o que foi,o link esta aqui (tambem ficou o da Forti-Corse,mas se quiserem ler,esta ai).Mas hoje,falaremos sobre a equipe que antecedeu a Moda,a mitica Coloni.

A Coloni foi criada por Enzo Coloni em 1982,fez muito sucesso na Formula 3 Italiana,Europeia, Masters of Formula 3 e foi rasoavelmente bem na Formula 3000 Internacional.Mas em 1987,eles tiveram a ideia de criar uma equipe de Formula 1.
O carro era o Coloni FC187,projetado pelo antigo engenheiro da Dallara,Roberto Ori,e equipado com o motor Ford Cosworth DFZ,mas ja no primeiro GP,o da Italia,em Monza,ja dava para ver que nada daria muito certo para a Coloni.Eles não fizeram shake-down e queriam correr do mesmo jeito.Quem teve a missão de pilotar a Coloni foi Nicola Larini,obviamente,o carro não se classificou,ficou 12 segundos atras do Brabham de Ricardo Patrese (que era o ultimo colocado) e somente a frente de Pascal Fabre,com a AGS.

A Coloni-Ford FC187,do Nicola Larini,em 1987.
Ai veio o GP da Espanha,em Jerez de La Frontera.A Coloni se classificou na frente das Osellas,mas não durou muito,somente 7 voltas e a suspensão se foi.Após Jerez,a Coloni saiu da temporada 1987 e se concentrou na temporada 1988.
Poucas coisas mudaram para a tempoarda 88,como piloto,sai Nicola Larini e entra seu compatriota Gabriele Tarquini,nem o carro mudou muito,somente a nomeclatura mudou,foi de Coloni FC187 para Coloni FC188,mas manteve o motor Ford Cosworth DFZ,mas foi o melhor momento da equipe,o apice disso foi o GP do Canada,onde a Coloni de Gabriele Tarquini se qualificou em 5º e terminou a corrida em 8º lugar,foi o melhor resultado da equipe na Formula 1.
Gabriele Tarquini e sua Coloni-Ford FC188
Mas,como eu escrevo sobre equipes que não deram muito certo,não sera diferente na Coloni,não passavam mais das Pre-Qualificações,alem do carro ter varios problemas mecanicos durante as corridas.Após o GP do Canada,Tarquini não conseguiu somente correr em mais três GP´s,conseguindo ter como melhor resultado pós-Canada,um 11ºlugar no GP de Portugal,em Estoril.E este foi o melhor ano da Coloni.
Mas as coisas pareciam melhorar nos Paddocks da Coloni,eles tinham conseguido patrocinios e um bom trio de engenheiros:Christian Vanderpleyn,Michel Costa e Frederic Dhainault,e conseguiu finalmente dois carros,pilotados por Pierre-Henri Raphanel e o mito Roberto Moreno.Pelo GP do Canada de 1988,que a Coloni de Gabriele Tarquini ficou em 8º,um dos carros da Coloni sairia livre das pre-qualificações,no caso,Roberto Moreno se livrou da penosa pré-qualificação,mas Raphanel iria acordar 7:00 para fazer uma pré-qualificação.
O carro do começo de 1989 era um Coloni FC188B,somente o carro de 1987 com poucas modificações.
Mas os problemas não acabaram,o carro de 1989 era o Coloni FC188B,nada mais que um Coloni FC187 com modificações,isso fazia ser o carro mais lento do grid,20km/h mais lento que qualquer carro do grid.Isso deu que nenhum dos dois carros da Coloni se qualificou para nenhuma das primeiras corridas ate Monaco.
Como vocês sabem,Monaco é um circuito muito bom para pequenas equipes,por causa da velocidade,mas o que a Coloni fez foi um milagre,os dois carros se qualificaram para o grid,Roberto Moreno em 25º e Pierre-Henri Raphanel em 18º,mas como nesse tipo de equipe,nada da muito certo,a caixa do Rapahnel se foi na volta 19,na volta 44,acontece o mesmo com Moreno.Após este Gp,nada de Coloni no grid,ate...
Mas no GP do Canada,veio a Coloni C3,mas...
...o GP do Canada,a equipe de engenheiros que eles tinham contratados no inicio do ano deram no tranco e fizeram o Coloni C3,que era obviamente melhor que o velho Coloni FC188B,com nova pintura (cá entra nós,mais bonita que a antiga),ate o motor mudou (Ford Cosworth DFR),e com este carro,ele foi para o GP do Canada,e conseguiu se classificar,mas na volta 57,a roda do Moreno se foi.O frances-argelino Pierre-Henri Raphanel nem chegou a se classificar.Do GP da Italia ate o fim da temporada,saiu Pierre-Henri Raphanel e entrou o italiano Enrico Bertaggia,mas após o GP do Canada,somente Roberto Moreno conseguiu se classificar para o GP da Inglaterra e para o GP de Portugal.
...não diferenciou muita coisa em qualidade.Ai vemos o Roberto Moreno procurando a roda da Coloni.
Ja em Portugal,a Coloni contratou Gary Anderson,que criou um bico novo para a Coloni,que era relativamente eficiente,melhorou os varios problemas do carro e ajudou Roberto Moreno a se classificar para o GP em Estoril no 15ºlugar,mas como as coisas nunca dão muito certo para a Coloni,e na Volta de apresentação,a Coloni de Moreno bate na Arrows de Eddie Cheever e tiveram que pegar o carro reserva.A corrida acabou para Moreno por um problema eletrico na volta 11.
O Roberto Moreno fazendo um ''Flying High'' com a Coloni.
 Foi um ''belo'' de um final de temporada para a Coloni,mas sempre tem como ficar pior,isso sera provado na proxima (e ultima) postagem sobre a Coloni.





Paginas:Formula Total ,Wikipedia .

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