segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Equipes que não deram certo na Formula 1

Ok, não escrevo a um bom tempo aqui, foi um milagre ter se lembrado da senha, mas estava em temporada de provas, agora não estou mais em prova, estou de ferias (urra!, urra!, urra!) e tenho tempo para escrever, e é isso que farei.

Bravo GP
Bravo S931: projeto base- Andrea Moda S921

Acho que se ja leram meu antigo blog devem saber de que equipe estou falando. A Bravo não é nada mais que o espolio da Andrea Moda. A equipe era de Nick Wirth e Jean-Pierre Mosnier. Ele queria usar um carro baseado no Andrea Moda S921, com motores Judd, que se chamaria Bravo S931. Na qual os pilotos seriam Jordi Gené e Nicola Larini. O projeto não deu certo por que Mosnier morreu no mesmo ano, de cancer.


Asiatech
Asiatech A01, bonito, mas será que seria um bom carro?
A Asiatech já é uma velha conhecida da Formula 1. Ela forneceu motores para a Minardi e Arrows (na verdade os motores da Asiatech eram motores Peugeot renomeados).Em 2001 a Asiatech tinha um projeto ambicioso, sua propria equipe de Formula 1, eles compraram um antigo estudio da Williams e contrataram o projetista argentino Enrique Scalabroni. Em 2002 foi apresentado uma maquete 1:4 do carro (que correria em 2004), o carro teria como maior inovação um cambio de 7 marchas. Infelizmente a Asiatech faliu em 2002 ( e deixou a Minardi sem fornecedor de motores).

Ekström
Ekström-Motori Moderni GP8601, que é bonito, é.

A Ekström poderia ter sido uma equipe qualquer? Não, ja nasceria comandada por uma mulher, Cecilia Ekström, e a equipe estrearia em 1986. Ekström ja tinha trabalhado no marketing de outras equipes, mas não deu certo para ela. Por ser mulher, Ekström teve dificuldades para arranjar patrocinios, ela conversou com a British American Tobacco (BAT, a mesma que criou anos depois a BAR) e com a Fleur de Santè. Como ninguem botava fè no projeto dela, ela acabou falindo, demitindo todos os funcionarios e ate não pagando as contas de telefone da equipe. Parecia que a equipe teria acabado em 1986, mas ela tentou comprar o espolio da Haas Lola, mas não deu certo e Cecilia Ekström nunca mais voltou a Formula 1.



Phoenix
Imagina esta Prost AP04, com um motor Hart de 1999 e cambio Arrows.
Seria uma boa historia para escrever neste blog.
A Phoenix foi comprada do espolio da Prost Grand Prix, ela surgiu com o nome Dart, alguns dias do GP da Auatralia de 2002. O carro não poderia ser mais... Reject, o Prost AP04 de 2001, com um motor Hart usado da Arrows de 1999 e cambio Arrows, esta... equipe teria como pilotos o argentino Gaston Mazzacane e o brasileiro Tarso Marques.

USF1
Eis o carro.
Esta aconteceu a pouco
Em 2009, fora revelado a lista de novas equipes para a temporada de 2010, eram a Campos Meta (hoje conhecida como Hispania), a Manor Grand Prix (Marrusia Virgin) e uma equipe vinda dos E.U.A. chamada USF1 Team. A ideia da equipe era do jornalista americano Peter Windsor e do engenheiro Ken Anderson (responsavel pelo projeto do carro de IndyCar, Falcon, de 2002). Inicialmente, a ideia foi fazer a equipe com pilotos americanos, eles (ou elas) seriam Danica Patrick e Marco Andretti, se mostrou interesse tambem em Scott Speed, que ja havia pilotado na Toro Rosso em 2006-2007 e em Kyle Busch (NASCAR). Fora revelado imagens do carro, e tambem que eles desenvolveriam o carro em Motorland Aragon, na Espanha.
No dia 25 de janeiro de 2010 fora anunciado os dois pilotos da equipe, seria o argentino José Maria López e o ingles James Rossiter.
Pouco tempo depois, os representantes da equipe disseram que não iriam competir a temporada de 2010 da Formula 1 devido a problemas financeiros. Após isso a FIA multou e baniu a USF1 do campeonato, por não competir a temporada de 2010.

Stefan GP
Stefan S01, o que ha de mais novo que Zoran Stefanovic fez.
A historia da Stefan vem se desenrolando ate hoje. Ela começou em 1996, quando Zoran Stefanovic tentou comprar o espolio da Forti Grand Prix (eu acho), não deu certo, tentou em comprar o espolio da MasterCard Lola, não deu certo. Mas ele é servio, e não desiste nunca, em 2010 a Toyota retirou sua equipe da Formula 1, ele tentou comprar o espolio da Toyota, e conseguiu. O espolio vinha com todo o equipamento, carro (que era o Toyota TF110) e motor (Toyota 2.4 V8). Ele pintou o carro de vermelho, renomeou o carro e o motor (carro: Stefan S01, motor: Stefan RG-01) e de quebra, contratou o piloto japones Kazuki Nakajima (que ja era da Toyota). Mas quando tudo pareceu dar certo, não deu certo. A FIA estava (segundo ele) dando preferencia a equipes com o motor Cosworth CA-2010. Como ele estava usando um motor Toyota rebatizado, deu no que deu. Mas ele é servio e não desiste nunca, tentou botar sua equipe na disputa da 13ª vaga da Formula 1 (que não deu em nada para ninguem).

Bom ai terminamos uma, mas espere, escreverei mais alguns sobre este assunto, esperem.



2 comentários:

  1. Eu até pensei o porque que a USF1 e ex-Campos não se juntaram.
    O nome poderia ser: US Campos Formula One Racing Team.
    http://fc02.deviantart.net/fs71/f/2010/024/4/4/USF1_2010_Type_1_by_hanmer.jpg
    Esse link é da possível pintura do Type 1.
    Valeu!
    Marcelo Necro

    ResponderExcluir
  2. Seria uma boa pintura, bem a o estilo de alguns carros como este:
    http://www.profimedia.si/photo/1996-aar-eagle-mk-v-racecar/profimedia-0012189686.jpg

    Abraços
    Ramon Mendes

    ResponderExcluir