segunda-feira, 30 de abril de 2012

Andrea Moda: Parte 5

Continuando (depois de quase um mês), a serie sobre a participação (e que participação) da Andrea Moda na Formula 1. Hoje falando sobre o ''pos-monaco'', que aconteceu depois do ''milagre de Moreno'' e o começo do fim para a Moda.

Racing Team recomenda: não use pneus de chuva em pista seca
 As bizarrices voltaram, e bem mais fortes do que nunca.
Festejando que finalmente seu carro correu bem, Sasseti foi para costa leste da Itália (Mar Adriático), onde ele tinha um boate, porem, aquela noite, a boate seria destruída por um incêndio criminoso. Na fuga do incêndio, um franco-atirador disparou contra Sasseti, não o acertou, mas o susto estava dado.

No Canada, a Moda, tinha tudo, menos o motor.

Após o susto, a equipe ''zarpou'' para o Canada. Chegando lá, tudo havia chegado, pilotos, equipe, mecânicos, chassis, pneus, tudo... menos os motores.
Oficialmente, a equipe disse que os motores não chegaram por causa de uma falha na rede elétrica na British Airways, que impediu que o Boeing 747 que estava carregando os motores, fosse carregado totalmente e chagasse a o Canada a tempo. Mas não foi bem assim... alguns diziam que Sasseti não teria pagado a Judd, que não forneceu os motores. Sasseti teve que conseguir um motor emprestado da Brabham, que, naquela temporada, usava o mesmo motor.

Mesmo sem pilotar, Perry McCarthy continuava sorridente (vemos que a  Balaclava serve para varias coisas)
Como tradição, as equipes brincavam na  raia olímpica de Montreal com um barco/cockpit. Mas nem para isso a Andrea Moda prestava, o barco simplesmente afundou!
Na corrida, nada mudava, o carro deu quatro voltas e o motor emprestado foi pro saco, o carro ficou 14s atras de Andrea Chiesa, piloto da Fondmetal.

Sasseti ficou sem seu ''braço direito''

Voltando a Europa, dois GP´s, França (Magny-Cours) e Inglaterra (Silverstone), já na França, estavam sem chefe de equipe, Frederic Dhainault se demitiu para se concentrar em um futuro projeto de equipe (a Dhainault, não de certo, obviamente), mas isso não faria muita diferença.

Moreno em Silverstone (agora chegaram!)
Para piorar, uma greve dos caminhoneiros fechou as principais estradas francesas, uma delas, indo para Magny-Cours, todas as equipes pegaram um atalho... menos a Andrea Moda, que ficou presa em um engarrafamento, não participaram do GP da França.

É isso que acontece quando se usa pneu de chuva em pista seca
Dois GP´s sem aparecer era demais para os patrocinadores, então em Silverstone, eles vieram sem patrocinadores, com o carro totalmente preto, mas não é pior do que aconteceu depois:

Perry McCarthy, a 30s dele...

Uma chuva tinha deixado a pista úmida de madrugada, e McCarthy teve que ceder algumas peças para o Roberto Moreno e teve que esperar Moreno marcar um tempo para ele correr. Quando McCarthy saiu, a pista já havia secado e ele estava com pneus de chuva! Então, lá foi McCarthy tirar um bom tempo com pneus de chuva no seco!

... e a 12s dele (!)
Moreno até que andou bem, ficou a 2s de Andrea Chiesa, na Fondmetal, mas McCarthy... ficou a 30s do pole positon, Nigel Mansell e a 12s do pole da Formula 3000, Rubens Barrichello (!).




São Paulo Indy 300

Não costumo colocar textos da Indy aqui (vou começar a fazer isso, por que também sou fã da categoria norte-americana), mas farei isso hoje, por duas coisas, primeiro, por que fui eu e o Gabriel Santos que escrevemos esse texto (original do blog F1 Racing Team Brasil), e segundo, o evento foi no Brasil. Então, lá vamos nós.


O warm-up dos pilotos da Indy começou com chuva, mas a corrida iniciou de pista seca.

Nas primeiras voltas, as primeiras colocações foram mantidas, mas as alterações começaram na volta 19, com a chuva e Katherine Legge bateu no muro, mas conseguiu voltar para os boxes.

Largada: Chuva, muita água e Will Power na frente.

Já tinha bandeira amarela, decorrente de um acidente, do Ryan Briscoe e acabou ficando por três voltas na amarela, quando deu a relargada, a corrida foi disputada, o Castroneves saiu de 8º e ficou em 5º, mas nem deu a reta direito.

Um que pilotou bem foi Barrichello, se equilibrou no meio do pelotão da frente maioria do tempo.

Ocorreu outra bandeira amarela com o piloto Dario Franchitti, que foi tocado e foi parar no outro lado da pista, mais uma bandeira amarela (mais uma na coleção), algumas voltas depois, relargada (e sem bandeira amarela), foi disputada, muitas ultrapassagens, o grid mudou muito, menos o líder, que ainda era Will Power, me lembro que o segundo era Ryan Hunter-Reay (otima corrida), após isso, deu a temporada de pits, muitas estrategias, mas quem se deu bem foi (de novo) Will Power, que fez os pits, um tão qual tardios. Saiu rapido, porem não na frente, mas perto, foi preciso algumas ultrapassagens até chegar a liderança.

O S do Samba foi uma curva bem problemática, Tony Kannan e Bia Figueredo que o digam

Mas foi pouco até acontecer o acidente, Bia Figueredo, Tony Kannan e mais uns 4 pilotos, se engalfinharam no S do samba, e fim de corrida para dois pilotos, mas não para os brasileiros, que continuaram no GP, porém, nas últimas posições. No fim, faltando 9 voltas pro final, dois pilotos do fim do grid batem, obstruindo quase totalmente a pista, mais uma bandeira amarela, a relargada foi a 5 voltas pro fim, foi por pouco tempo, e o grid se modificou,  com Takuma Sato ultrapassando  Helio Castroneves, e ficou na 3º posição e o brasileiro na 4º . Foi pouco, e fim de corrida. o restante, vocês já sabem.

Quem se deu bem (de novo) foi Will Power.
A próxima etapa será em Indianapolis, é sera nada mais, nada menos que a Indy 500.

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Bahrein!!!

Bom, o GP do Bahrein foi confirmado, as equipe vão ter que ir, a contragosto, ou não. Não haverá condições de segurança para os pilotos, por causa da crise politica.

GP do Bahrein: Eu não quero, os pilotos não querem, as equipes não querem, o único que quer é o ''tio Bernie'' 
Ninguem quer este GP, nem os pilotos, nem as equipes, nem os blogueiros, nem o povo Bahrenita quer. Bem por isso estou aderindo a o boicote a o GP do Bahrein, não haverá resumo no Racing Team. Nem em nenhum blog (pelo que parece).

Todos sabem que este GP não dará certo, o que não sabemos é como. Eu verei o GP, mas não escreverei nada sobre o mesmo aqui. 

Estou a o lado das equipe e dos pilotos, não é certo ir para o Bahrein.

  

sábado, 7 de abril de 2012

Andrea Moda: Parte 4

Continuamos a serie da Andrea Moda, hoje falando sobre a sobrenatural atuação de Roberto Moreno no GP de Monaco de 1992, mais conhecido como ''O Milagre de Moreno''.

Depois dessa, Roberto Moreno deveria ser canonizado.

Sinceramente, nunca achei que iria escrever isso, mas finalmente a Andrea Moda se endireitou após o GP da Espanha!!!. Em Imola, Moreno ficou 7 segundos atras do pole, Nigel Mansell, e Perry McCarthy estreia decentemente, porem, pouco mudou, a Moda não saía das ultimas posições.
Mas o principal vem aí:

GP de Monaco de 1992, todos se lembram dessa...
GP de Monaco de 1992, quem puxar da memoria, se lembra da fenomenal disputa entre Ayrton Senna e Nigel Mansell, nas ultimas voltas, mas quem gosta do lado alternativo da Formula 1 vai se lembrar da atuação sobrenatural de Roberto Moreno, ele conseguiu a proeza de alinhar a Andrea Moda no grid!!!! Com esta atuação mítica e todas as entidades direcionando o poder para a Andrea Moda nº34, Moreno desbancou Ukyo Katayama e Andrea Chiesa, sendo o único piloto da equipe a pilotar o carro por mais de um dia seguido. Alias, a Andrea Moda tinha a dupla de pilotos mais desprovida de cabelo da historia do automobilismo.

...mas a atuação mais incrível (na minha opinião) foi esta.
Com uma volta rápida digna de campeão mundial, ele fez o milagre de por o carro negro da Andrea Moda no grid, deixando muitos carros para trás (ele se classificou para o ''pelotão'' do meio), o que era impossível, parecia virar realidade, parecia...
Após algumas voltas, o carro apresentou alguns problemas mecânicos (de se esperar), porem, Moreno conseguiu levar o carro até os boxes, fora feitos alguns reparos (tiraram algumas peças do carro do McCarthy e colocaram no carro do Moreno), suficientes para voltar para os treinos. Se classificou para a ultima posição, porem, era muito mais do que a equipe esperava.

Tira água de pedra
Já na corrida, houve os problemas que deveriam acontecer na pré-qualificação, o motor correu muito no fim-de-semana, ele iria quebrar uma hora ou outra. Moreno largou em 26º, algumas voltas depois, já estava em 19º, pois muitos abandonaram, mas o motor não iria durar muito, na volta 12, o motor Judd se foi, olha que ele estava tirando tudo do carro. Mesmo assim, Moreno foi mais rápido que Gabriele Tarquini na Fondmetal.

Fondemetal: mais lenta de a Andrea Moda
 A Andrea Moda vai se endireitar, Moreno fara outra atuação sobrenatural, a Fondmetal vai ficar mais rápida que a Andrea Moda de novo, eu vou continuar escrevendo isso, só descobriram isso no próximo capitulo da novela ''Andrea Moda''.






quarta-feira, 4 de abril de 2012

Argentina esta perto de assinar contrato de três anos para o GP da Argentina

Em entrevista a revista ''Corsa'', o ministro de turismo da Argentina, Enrique Meyer, confirmou que o contrato com a FOM (Formula One Management) esta muito perto de ser assinado, ''O Governo Nacional assumiu a responsabilidade de organizar uma etapa da Formula 1 por três anos. Isso vai permitir mostrar nossa imagem para seguir promovendo a Argentina ao redor do mundo'' disse Meyer.

GP da Argentina: perto de ser assinado o contrato
De acordo com a publicação argentina, o circuito de rua, será em Mar del Plata, e abrangera a areá da Praia Grande na Base Naval de Mar del Plata, (provavelmente, abrangendo a pista de pouso da mesma). A pista terá 18 curvas e 5.000m, o projeto da pista, ficara a cargo de Hermann Tilke.

A Argentina não recebe etapas da Formula 1 desde 1998, quando a etapa era sediada no Autodromo Oscar y Juan Galvez, em Buenos Aires. A prova foi ganha por Michael Schumacher.
      

terça-feira, 3 de abril de 2012

Saí o calendário 2012 da FIA GT1

Foi anunciado nesta segunda-feira (02/04) o calendário da temporada 2012 da FIA GT1 World Championship. As principais novidades serão as etapas em Pequim (China), Yeongeam (Coreia do Sul) e Moscow (Russia) e Nogaro (França). Por outro lado, não haverá mais as etapas de Zandvoort (Holanda) e Potrero de los Funes (Argentina). Saíram também as etapas de Yas Marina (Abu Dhabi), Sachsenring (Alemanha), Silverstone (Inglaterra), Paul Ricard (França) e Goldenport (China).
FIA GT1: etapas em Pequim, Yeongeam e Moscow
A primeira etapa sera 09/04, em Nogaro (França). O novo circuito na China sera em volta do Parque Olimipico, sera somente uma corrida de exibição, como foi a etapa de Goldenport no ano passado. As ultimas etapas serão na Coreia do Sul, Russia e por fim, India. Yeongeam e Moscow ainda estão por serem confirmados, serão somente dia 15/04.

Calendario 2012 da FIA GT1 World Championship
09/04 - Circuit Paul Aramgnac (Nogaro, França)
22/04 - Circuit Zolder (Zolder, Belgica)
27/05 - Circuito de Navarra (Los Arcos, Espanha)
10/06 - Automotodróm Slovakia Ring (Orechová Potôn, Slovakia)
08/07 - Autódromo Internacional do Algarve (Portimão, Portugal)
25/08 - Circuito de rua de Pequim (Pequim, China)
02/09 - Ordos International Circuit (Ordos, China)
16/09 - Korean International Circuit (Yeongeam, Coreia do Sul)
30/09 - Moscow Raceway (Moscow, Russia)
02/12 - Buddh International Circuit (Greater Noida, India)