sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Equipes que não deram certo na Formula 1: Parte 3

Voltamos com mais uma serie de equipes que não deram certo na Formula 1. Veram equipes como Dhainault entre outras..., mas vamos a elas:

Trebron
O Trebron podia ser conhecido por sua aerodinamica extrema. 
A Trebron foi ideia de um engenheiro canadense radicado no Japão, Norbert Hamy. Ele teve a ideia de fabricar um carro com aerodinamica radical para a temporada de 1993. O carro seria equipado com um motor Judd, mas seria testado com outros motores.

Dhainault
Imagina isso com um motor Hart.
Frederic Dhainault saiu da Andrea Moda no meio da temporada, sabendo que não daria certo. Mas asiu principalmente para criar uma nova scuderia de Formula 1 para a temporada de 1993. Seria a Dhainault, uma bela de uma misturança, ja que seria equipado com o pessoal da AGS, equipamentos da Brabham e o carro (?) seria o Andrea Moda S921, com um motor Hart, o mesmo usado pela Jordan e teriam o patrocinio da Rhône-Poulenc. No caso não deu certo, pois mesmo com o patrocinio da Rhône-Poulenc, ele não tinha dinheiro a suficiente.

Reynard
Tiveram dois projetos, vamos a eles:

Reynard 89M
Misto de Formula 3000 e Formula 1.
A Reynard fabricou um monoposto de Formula 1 em 1989. Mas era somente para testes, era um Reynard 89D, com motor Mugen Honda 3.5 V8 de Formula 1 e pneus Bridgestone. Era o carro de teste de pneus da Bridgestone até 1997.

Reynard F1-01
Criador e criatura.
Adrian Reynard sempre teve o sonho de ter uma equipe de Formula 1, e isso quase se concretizou em 1992, quando a Reynard anunciou que teria uma escuderia de Formula 1. E já tinham um projeto de carro pronto, projetado pelo mestre da pranchetas, Adrian Reynard, era o Reynard F1-01, equipado com um motor Yamaha, que era o mesmo motor da Jordan aquele ano. O projeto não deu certo porque o próprio Adrian Reynard debandou e decidiu fabricar carros de CART, o que era mais rentável.

BMW
ESTE, seria o carro da BMW para 1992.
Em 1991 a BMW não anunciou, mas teria uma equipe da montadora bávara para a temporada de 1992. Engenheiros da BMW Motorsport chegaram a fazer estudos para um carro com a Simtek, sendo os estudos do chassi comandados por Nick Wirth, a Simtek produziu um chassi para a BMW, este seria o BMW S192,   equipado com um motor BMW. Mas a equipe de engenheiros da BMW desaprovou o chassi e debandou com o projeto. A BMW só voltou a Formula 1 em 2000, fornecendo motores a Williams. Já o carro foi vendido a Andrea Sasseti, foi equipado com um motor Judd e o restante já devem saber.

GLAS
O começo da Lambo
A GLAS foi anunciada em 1991, poucos dias antes do GP dos Estados Unidos, em Phoenix. Seria a primeira equipe mexicana da Formula 1, que seria financiada pelo empresario Fernando Gonzalez Luna e comandada pelo jornalista italiano Leopoldo Canelotti. Ela se aproximou da Lamborghini para fornecer motores e projetar o carro, a Lamborghini Engineering projetou o carro, que era o GLAS 291, projetado por Mauro Forghieri e equipado com motores Lamborghini, a GLAS já tinha fechado com o piloto italiano Mauro Baldi, mas repentinamente Fernando Gonzalez Luna saiu do projeto, deixando a equipe sem dinheiro. Então  Leopoldo Cantelotti pediu ajuda a própria Lamborghini, que ajudou, dando apoio técnico e financeiro a equipe, que foi renomeada como Modena Team SpA, que disputou a temporada de 1991, com resultados pífios.

Bom, termainos mais uma da serie, a proxima (espero) sera a ultima da serie, então leitores do Racing Team, esperem masi um pouco...




terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Equipes que não deram certo na Formula 1: Parte 2

Enquanto vou ouvindo Bojna Cavoglave do Marko Perkovic Thompson, vocês leitores do Racing Team veram mais algumas equipes que não deram certo na Formula 1.

Projetos falhados da Honda 

Honda RC100 
Este carro, com o motor da McLaren de 1992, daria certo?

Durante a temporada de 1992, a Honda anunciou que não mais iria mais suprir motores para a Formula 1, coisa que faziam desde 1984. Eles somente supririam motores para a CART. Mas uma equipe de engenheiros começou alguns projetos para a criação de uma equipe oficial da fabrica na Formula 1.Fora criado o Honda RC100, que era para a temporada de 1993, equipado com o motor Honda RA122E/B  3.5 V12, que equipava a McLaren em 1992.Era um carro bom em desempenho, mas não passou no crash-test da FISA. Em todos os carros, o pilotos seria o Satoru Nakajima.

Honda RC101 (1993)
Honda RC101, mesma coisa que o RC100
Em 1993 veio o Honda RC101, somente um avanço do Honda RC100, com algumas modificações no chassi e no desempenho, não deu certo, não passou no crash-test da FISA.

Honda RC101B 
A mesma coisa, só que diferente.
Em 1994 foi lançado o Honda RC101B, um carro totalmente novo, Era equipado com o motor Mugen Honda MF-351 HC 3.5 V10. Tinha algumas mofificações aerodinameicas e no cambio. Mas de novo, não passou no crash-test da FISA.

Honda RA099 
é meio parecido com o primeiro prototipo da BAR em 1999
Antes da BAR ser criada, a Honda ja tinha pretensões de ter uma equipe. Em 1999, a Honda, em conjunto com a Dallara, criou o Honda RA099, era equipado com o motor Mugen-Honda MF-301 HD 3.0 V10.
O carro não era la estas coisas em desmpenho, quase a mesma coisa que o BAR-Supertec 001. O piloto seria Jos Verstappen.

Lola 
Achou que era o Lola de 1997, é?
Em 2009, a Lola mostrou um mock-up de um carro de F1, Era o Lola B10/30, para a temporada de 2010, seria equipado com o motor Cosworth CA2010. A equipe disputou as vagas da temporada de 2010, mas teve o projeto recusado pela FIA. Ja o Lola de 1997 precisa de uma materia propria.

Durango
É bonito como um Formula 3000, mas espero que não tivesse o desmpenho de um F3000.
Em 1996, a Durango (equipe de F3000 e GP2) tentou entrar na Formula 1. Eles criaram o Durango P01, que seria equipado com um motor Hart 830 3.0 V8. O piloto seria Christian Pescatori. Mas o dono da equipe, Ivone Pinton decidiu continuar na F3000.

Dome
Dome F105, motor da Ligier e caixa da Minardi, mas com alguns avanços.
 Em 1995, Tadashi Sasaki, ex-manager da Minardi, anunciou que a Dome abriria uma equipe de Formula 1 e que ja tinham um carro. Este era o Dome F105, projetado por Akiyoshi Otu e equipado com um motor Mugen Honda MF301H 3.0 V10, o mesmo utilizado pela Ligier em 1995. Como Sasaki vinha da Minardi, ficou mais fácil para ele conseguir alguns equipamentos da equipe italiana, como a caixa de cambio, que era uma caixa de 6 marchas semi-automatica da Minardi, mesmo modelo que era usado pela Simtek em 1994. Seria um carro medio para fim de pelotão (que nem a Minardi), mas com alguns avnaços, como Toda a estrutura Monocoque fabricado em fibra de carbono, com suspensão de braço duplo, todo fabricado no Japão, inclusive os pneus, que ja seriam os Bridgestone. Os pilotos seriam Marco Apicella, Shinji Nakano e Naoki Hittori. Mas por causa dos varios vazamentos de oleo no carro, a equipe se retirou e não retornou. O Sasaki ate tentou falar com a Mugen Honda para a criação de uma equipe em 1997, mas não deu certo.

DAMS
Parece a Ligier.
Em 1994, veio a DAMS, era uma equipe de F3000, que ja tinha muita experiencia, e com a falta de uma equipe totalmente farncesa, facilitou um pouco a eles. Fora lançado o DAMS GD01, equipado com um motor Ford Cosworth ED 3.0 V8, mas ja fora testado o Mugen Honda MF301 3.0 V10. Usava a mesma caixa de cambio Xtrac da Minardi e Simtek (depois usada pela Dome). Os pilotos seriam Emmanuel Collard, Erik Comas e Jan Lammers.

Ikuzawa
Boa aerodinamica.
A equipe Ikuzawa foi ideia do ex-piloto de Formula 2 Tetsuya Ikuzawa, que formou uma equipe com o manager Peter Windsor e o engenheiro Enrique Scalabroni. Os pilotos seriam Gil de Ferran e Kenny Brack.
Do carro se sabe pouco, o desenho do carro e o unico registro da equipe que eu conheça. O carro se chamava Ikuzawa HW001. A equipe faliu pois Enrique Scalabroni saiu da equipe para ir para outro projeto, que não deu certo.

TOM´S
Pre-Toyota.
Em outubro de 1993, a preparadora oficial da Toyota, a TOM´S, revelou um mock-up de um modelo de Formula 1, projetado por Gordon Coppuck. Como não houve envolvimento da Toyota, o carro não passou do mock-up de testes de aerodinamica.

Como tenho que sair, vou deixar o resto da equipes para amanhã. Então, leitores do Racing Team, esperam ate amanhã.




segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Equipes que não deram certo na Formula 1

Ok, não escrevo a um bom tempo aqui, foi um milagre ter se lembrado da senha, mas estava em temporada de provas, agora não estou mais em prova, estou de ferias (urra!, urra!, urra!) e tenho tempo para escrever, e é isso que farei.

Bravo GP
Bravo S931: projeto base- Andrea Moda S921

Acho que se ja leram meu antigo blog devem saber de que equipe estou falando. A Bravo não é nada mais que o espolio da Andrea Moda. A equipe era de Nick Wirth e Jean-Pierre Mosnier. Ele queria usar um carro baseado no Andrea Moda S921, com motores Judd, que se chamaria Bravo S931. Na qual os pilotos seriam Jordi Gené e Nicola Larini. O projeto não deu certo por que Mosnier morreu no mesmo ano, de cancer.


Asiatech
Asiatech A01, bonito, mas será que seria um bom carro?
A Asiatech já é uma velha conhecida da Formula 1. Ela forneceu motores para a Minardi e Arrows (na verdade os motores da Asiatech eram motores Peugeot renomeados).Em 2001 a Asiatech tinha um projeto ambicioso, sua propria equipe de Formula 1, eles compraram um antigo estudio da Williams e contrataram o projetista argentino Enrique Scalabroni. Em 2002 foi apresentado uma maquete 1:4 do carro (que correria em 2004), o carro teria como maior inovação um cambio de 7 marchas. Infelizmente a Asiatech faliu em 2002 ( e deixou a Minardi sem fornecedor de motores).

Ekström
Ekström-Motori Moderni GP8601, que é bonito, é.

A Ekström poderia ter sido uma equipe qualquer? Não, ja nasceria comandada por uma mulher, Cecilia Ekström, e a equipe estrearia em 1986. Ekström ja tinha trabalhado no marketing de outras equipes, mas não deu certo para ela. Por ser mulher, Ekström teve dificuldades para arranjar patrocinios, ela conversou com a British American Tobacco (BAT, a mesma que criou anos depois a BAR) e com a Fleur de Santè. Como ninguem botava fè no projeto dela, ela acabou falindo, demitindo todos os funcionarios e ate não pagando as contas de telefone da equipe. Parecia que a equipe teria acabado em 1986, mas ela tentou comprar o espolio da Haas Lola, mas não deu certo e Cecilia Ekström nunca mais voltou a Formula 1.



Phoenix
Imagina esta Prost AP04, com um motor Hart de 1999 e cambio Arrows.
Seria uma boa historia para escrever neste blog.
A Phoenix foi comprada do espolio da Prost Grand Prix, ela surgiu com o nome Dart, alguns dias do GP da Auatralia de 2002. O carro não poderia ser mais... Reject, o Prost AP04 de 2001, com um motor Hart usado da Arrows de 1999 e cambio Arrows, esta... equipe teria como pilotos o argentino Gaston Mazzacane e o brasileiro Tarso Marques.

USF1
Eis o carro.
Esta aconteceu a pouco
Em 2009, fora revelado a lista de novas equipes para a temporada de 2010, eram a Campos Meta (hoje conhecida como Hispania), a Manor Grand Prix (Marrusia Virgin) e uma equipe vinda dos E.U.A. chamada USF1 Team. A ideia da equipe era do jornalista americano Peter Windsor e do engenheiro Ken Anderson (responsavel pelo projeto do carro de IndyCar, Falcon, de 2002). Inicialmente, a ideia foi fazer a equipe com pilotos americanos, eles (ou elas) seriam Danica Patrick e Marco Andretti, se mostrou interesse tambem em Scott Speed, que ja havia pilotado na Toro Rosso em 2006-2007 e em Kyle Busch (NASCAR). Fora revelado imagens do carro, e tambem que eles desenvolveriam o carro em Motorland Aragon, na Espanha.
No dia 25 de janeiro de 2010 fora anunciado os dois pilotos da equipe, seria o argentino José Maria López e o ingles James Rossiter.
Pouco tempo depois, os representantes da equipe disseram que não iriam competir a temporada de 2010 da Formula 1 devido a problemas financeiros. Após isso a FIA multou e baniu a USF1 do campeonato, por não competir a temporada de 2010.

Stefan GP
Stefan S01, o que ha de mais novo que Zoran Stefanovic fez.
A historia da Stefan vem se desenrolando ate hoje. Ela começou em 1996, quando Zoran Stefanovic tentou comprar o espolio da Forti Grand Prix (eu acho), não deu certo, tentou em comprar o espolio da MasterCard Lola, não deu certo. Mas ele é servio, e não desiste nunca, em 2010 a Toyota retirou sua equipe da Formula 1, ele tentou comprar o espolio da Toyota, e conseguiu. O espolio vinha com todo o equipamento, carro (que era o Toyota TF110) e motor (Toyota 2.4 V8). Ele pintou o carro de vermelho, renomeou o carro e o motor (carro: Stefan S01, motor: Stefan RG-01) e de quebra, contratou o piloto japones Kazuki Nakajima (que ja era da Toyota). Mas quando tudo pareceu dar certo, não deu certo. A FIA estava (segundo ele) dando preferencia a equipes com o motor Cosworth CA-2010. Como ele estava usando um motor Toyota rebatizado, deu no que deu. Mas ele é servio e não desiste nunca, tentou botar sua equipe na disputa da 13ª vaga da Formula 1 (que não deu em nada para ninguem).

Bom ai terminamos uma, mas espere, escreverei mais alguns sobre este assunto, esperem.