sexta-feira, 9 de março de 2012

Andrea Moda: Parte 1

Esta foi a serie de postagens que deu mais certo no antigo Racing Team, fui usando como base as postagens que Rianov Albinov fez para o Motorpasion, (na qual se querem ver, estão aqui) mais algum no Wikipedia. Fiz algumas modifcações do texto original (do Racing Team), que foi postado em 25 de maio de 2011. Então vamos a o texto:


Com o meu tempo de estudo no automobilismo, sei de muita coisa engraçada, a Historia da Life Racing Engines, mais a mais mítica (na minha opinião)é sim a da Andrea Moda: 




Tudo começou quando Enzo Coloni, vendeu sua equipe, a Coloni (outra historia boa, para quem não sabe, já escrevi sobre a Coloni, o link é aqui.) para um estilista chamado Andrea Sasseti, até ai, normal, já que vender espolios de equipes falidas na Formula 1 é coisa mais normal do mundo, porem, Coloni não sabia que daqui para frente, sua equipe viraria um mito, bem por ser muito ruim. Bem dizendo que não faria diferença alguma, a Coloni era famosa por sequer pré-qualificar seus carros.


Pedro Chaves pilotando a Coloni-Ford C4, em 1991.
Mas já sabemos a historia da Coloni, vamos a historia da Andrea Moda. Andrea Sasseti pagou 8 milhões de libras esterlinas pelo espolio da equipe, vindo também, três chassis Coloni C4B, e alguns motores Ford Cosworth DFR, nada muito competitivo, sendo a Coloni uma equipe pequena, era o que tinham. Sasseti tinha conversado com o pessoal da Dallara, para trocar os velhos Ford Cosworth DFR, por motores Dallara Judd GV (''ótima troca, hein Sasseti''). Com isso a equipe estava na pratica pronta. Mas, e agora?


Antonio Tamburini pilotando a Andrea Moda-Judd C4B no Bologna Motor Show de 1992.
A primeira aparição da Andrea Moda foi no Bologna Motor Show de 1992 (uma corrida indoor, somete com os carros de ''fundo de grid'', tem alguns videos no You Tube, recomendo que vejam.), o piloto era Antonio Tamburini. A  Moda não foi tão mal, passou a primeira rodada, mas acabou batendo na Minardi de Gianni Morbidelli e abandonando.


Alex Caffi nos treinos do GP da Africa do Sul, dá para fazer um antes e depois na Coloni.
Para a temporada de 1992, Sasseti colocou Alex Caffi e Enrico Bertaggia, ambos pilotos bem experientes no fundo do grid. Alex Caffi conseguia de vez em nunca qualificar sua Footwork e Enrico Bertaggia fazia o mesmo com a Coloni em 1989 (percebam a coincidencia).


Isso foi o maximo que Alex Caffi conseguiu fazer pela Andrea Moda, culpa da taxa.
Começa a temporada de 1992, Grand Prix da Africa do Sul, em Kyalami, não havia GP na Africa fazia 6 anos, aquele ano a pré-qualificação seria disputada, com varias equipes disputando a tapa uma vaga na qualificação, porém a Andrea Moda só participaria dos treinos livres de quinta (que ficou a 20s mais lento que os outros carros do grid), poís a FISA não a deixou correr, mas porque?


Caffi tentou tirar tudo da antiga Coloni, mas pouco pode fazer.
A FISA exigiu uma taxa de inscrição da Andrea Moda, algo em torno de $100.000, Sassetti ''se pirou'', argumentou que a Andrea Moda descendia da Coloni, e um monte de ''colóquios sonolentos para gado bovino repousar'', a FISA não caiu nessa e não deixou a Moda entrar na pista sem pagara bendita taxa. Sasseti se viu feio, e pagou a contra-gosto. Deve ter pensado: ''Não paguei uma taxa dessas para correr com duas Colonis velhas, vou dar um jeito de arrumar algo novo''.


O Moreno era um mito, para conseguir pilotar um carro desses.
  Andrea Sasseti decidiu reformular toda a equipe, começando pelos pilotos, que foram substituidos, Saíram Alex Caffi e Enrico Bertaggia, entraram Roberto Moreno e Perry McCarthy (a dupla de pilotos mais careca da historia do automobilismo), e contratou Nick Wirth, dono da Simtek Engineering (ainda vou escrever sobre esta equipe), que tinha dois carros sobrando para 1992, seriam os BMW S192, que iriam para a BMW Motorsport, mas acabaram sendo reprovados pela equipe de engenheiros da BMW, que deram fim a equipe. A BMW recusou, a Andrea Moda aceitou. Wirth pegou o carro, fez alguns ajustes duvidosos em muito pouco tempo e saíu um dos piores carros de Formula 1 da historia, o Andrea Moda S921. Foram para o Mexico, mas sequer montaram os carros, arrumaram as malas e foram para o Brasil. E no Brasil, proximo post saberemos.




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